domenica, gennaio 07, 2007

Pamuk de 2006 e os Armênios de 1915


O Nobel de Literatura do ano de 2006 foi concedido em Estocolmo no dia 12 de outubro ao escritor turco Orhan Pamuk, coincidentemente no mesmo dia o governo francês sancionou uma lei que torna crime negar o genocídio do povo Armênio pelos turcos durante a I Guerra Mundial. Foram assassinados mais de um milhão e meio de armênios entre 1915 e 1917, a Turquia nega o acontecimento e ainda que a medida tomada seja mais um manobra política da França para impedir a entrada da Turquia na União Européia, é significativa por reconhecer oficialmente o genocídio armênio como crime pela primeira vez na História. Durante a II Guerrra Mundial, Adolph Hitler antes do início da perseguição aos judeus na Europa, num discurso no parlamento alemão, na tentativa de convencer as forças políticas e militares, cita o genocídio armênio como respaldo para a perseguição aos judeus, dizendo que a História os absolverá, pois, passados vinte anos, ninguém se lembrava do massacre armênio.
Orhan Pamuk foi recentemente acusado de insultar seu país e pode ser julgado, sob pena de três anos de prisão, após comentar em uma estrevista sobre o extermínio de armênios e curdos na Turquia no século passado.
As imagens acima são, respectivamente, do filme canadense Ararat (2002), único a retratar genocídio armênio, e do livro premiado com o Nobel de 2006.
Esse post está três meses atrasado, mas precisava publicar um comentário sobre o assunto.

1 Comments:

Blogger Pena Ardida said...

Estava pesquisando sobre o livro do Italo Calvino para mostrar para a minha namorada e eis que me deparo com o titulo do seu blog. Genial. Bela escolha. E acho que o comentário sobre o extermínio dos armênios deve sempre ser colocado em pauta. A história é escrita pelos vencedores (ou supostos vencedores) e não podemos deixar que um só ponto de vista fique para a eternidade. Precisamos sempre lembrar das dores e sofrimentos de outros povos para evitar as guerras e genocídios que ainda acontecem pelo mundo afora aconteçam novamente.

11:50 PM  

Posta un commento

<< Home